Cimo

Cimo

Cimo

Cimo

Cimo

Cimo

Cimo

Beringela
Cenouras

Cimo

Cimo

Courgettes
Espinafres

Acelgas

Beringela

Cenouras

Courgettes

Espinafres

Pimentos

Tomate

Alho Frances

Agriao

A desidratação é um método tradicional de conservação dos alimentos. É praticado desde há milénios e consiste na extracção da quase totalidade da água dos alimentos. A Gouchi recorre a este método ancestral, alicercado num elevado controlo de qualidade, de forma a que possa ter à sua mesa uma variada gama de vegetais e frutas, durante todo o ano. Os desidratados Gouchi são uma opção clara numa alimentação saudável, de acordo com os valores contemporâneos. Têm uma maior concentração de nutrientes e princípios biológicos activos do que a encontrada nos vegetais frescos (*). Reduzem a acção de microorganismos e de enzimas que habitualmente alteram os alimentos frescos. Permitem, através da redução de peso e volume, uma forte diminuição do impacto ambiental associado à embalagem, armazenamento e transporte destes aliimentos, no estado tradicional. Eliminam as necessidades de refrigeração, na armazenagem e no transporte. Possibilitam a eliminação da sazonalidade dos produtos, tornando possível ter vegetais e frutos de qualidade fora das suas épocas naturais. Os desidratados Gouchi são obtidos através de uma cuidadosa selecção de alimentos originários de agricultura biológica. Desta forma junta-se o melhor de dois mundos: produtos de produção biológica sem conservantes, disponíveis todo o ano.
Acelgas
Beringela
Pimentos
Tomate
As cenouras biológicas são um excelente tónico rico em vitaminas e minerais. Ajudam a combater problemas de fígado e anemias e, graças à sua concentração em vitaminas A e B9, cuidam do seus olhos. Contribuem para o equilíbrio ácido-básico.
Podem ser comidas cruas ou cozidas a acompanhar carnes.
A courgette foi introduzida no Mediterrâneo na época dos Descobrimentos.
A courgette biológica tem uma densidade mineral e vitamínica elevada. Muito rica em vitamina A.
É remineralizante, refrescante e rica em fibras solúveis É recomendável para controlar a hipertensão, o excesso de peso, a insufiência renal.
Pode ser consumida crua, em salada, Estufada ou cozida ao vapor, a acompanhar os cuzcuz e a ratatouille.
De orgiem persa, os espinafres biológicos foram introduzidos na Europa pelos árabes, no século XI. Chamaram-lhes o "príncipe dos legumes".
São especialmente ricos em ferro e em clorofila e fibras que são excelentes para o intestino. Grandes quantidades da coenzima Q10. Purificadores do sangue. Indicados para afecções como carência de vitamina B12, falta de apetite, fraqueza do pâncreas, cansaço físico e moral.
Podem ser consumidos crus em saladas ou em sanduiches. Cozinhados devem ser consumidos logo e deve evitar-se reaquecê-los. Está associado (e no Alentejo?) a omeletes, quiches, com carne de vitela e de aves, ou com peixe.
Como contém oxalatos deve ser evitado pelas pessoas com problemas renais e reumáticos. Nesse caso deve substituir-se por urtigas.
Acelgas
O tomate chegou até ao Mediterrâneo durante a época dos Descobrimentos.
O tomate biológico é rico em potássio, vitaminas A e B9. Salienta-se a presença abundante de licopénio, um dos antioxidantes mais poderosos, contrariando os radicais livres, e importante na profilaxia do tumor da próstata. Contém os principais oligo elementos - zinco, cobalto, boro, flúor, bromo e iodo. Ajuda a eliminar o ácido úrico (reumatismo, gota), anemia, falta de apetite. É remineralizante e refrescante.
O tomate biológico Gouchi é escolhido bem vermelho e fresco.
Comido cru, sozinho,ou combinado com cebola, oregãos, limão, alho, queijos e em tibornas. Cozinhado, com beringela. É essencial temperá-lo sempre com azeite.
As acelgas biológicas são originárias da bacia meditterânica, e já no século IV os Gregos e Romanos elogiavam as suas propriedades medicinais.
As Acelgas são ricas em betacaroteno, antioxidante natural. As suas fibras ajudam o trânsito intestinal. O seu teor em vitaminas e minerais, dos quais viatmina A e ferro, aliados à sua baixa dose de calorias, tornam-nos um legume de eleição para regimes de emagrecimento.
Podem consumir-se cruas e cozidas. São utilizadas como os espinafres e servem muito bem nas sopas.
Os pimentos também chegaram ao Mediterrâneo na época dos Descobrimentos.
Os pimentos biológicos são ricos em vitamina C.
Têm uma textura carnuda com um cheiro forte e penetrante. Podem ser utilizados sozinhos ou para acresecentar a mollhos de carne, ou para adicionar a saladas. Juntamente com a courgette e a beringela, são o principal ingrediente da ratatouille.
Os Romanos não gostavam delas, porque as sementes eram amargas. Actualmente as novas variedades têm um sabor mais agradável que nós conhecemos.
As beringelas biológicas são ricas em substâncias semelhantes à cinarina, (presente nas alcachofras), eficazes para o tratamento do colesterol elevado. Graças ao teor calórico muitíssimo baixo e quantidade elevada de fibras, têm um enorme poder de saciedade, pelo que são recomendadas em regimes de emagrecimento.
Agrião
Alho Francês
O Agrião biológico tem sido utilizado há vários séculos na Europa por gregos e romanos, principalmente por apreciarem o seu sabor ligeiramente picante.
Tem actividade desintoxicante, remineralizante, antioxidante e vitamínica. Estimula o fígado e combate a tosse e a bronquite. É utilizado como digestivo, estimulante do apetite, diurético e expectorante. Possui grandes quantidades de vitaminas tais como A,C,E,K, todas as vitaminas do grupo B excepto B12, e contém vários minerais tais como magnésio e potássio, e também os microelementos cobre e manganês.
O Alho francês biológico é da mesma família do alho, e contém propriedades semelhantes tal como o odor característico. O seu sabor agradável aproxima-se do da cebola.
É de baixo valor calórico, fornecendo grande quantidade de minerais e fibras, vitaminas A,C,K,B9 e B6, e também ferro e magnésio. Utiliza-se para baixar a hipertensão, os níveis de colesterol, e na protecção das doenças cardiovasculares.
^
ã
Arrozes
Vegetais
Frutas
Flores
Chocolates
Açúcares
AGRICULTURA BIOLÓGICA
PT-BIO-05
Início